Casa Inteligente surge com a automação residencial

 In Imprensa

No Brasil, automação residencial tem se popularizado cada vez mais graças à integração via smartphones e assistentes pessoais

Durante muito tempo, a ideia que as pessoas tinham da automação era a da “casa dos Jetsons” – ou seja, espaços residenciais com muita tecnologia embarcada, com cozinhas e equipamentos autossuficientes, mas cujo propósito prático não parecia muito claro. Com o tempo, começamos a perceber que a automação residencial pode ser muito mais interessante que um desenho animado, oferecendo, inclusive, mais segurança e conforto às famílias.

Desse modo, as chamadas “casas do futuro” se tornaram as “casas do presente”: podemos (e devemos) usufruir de tudo o que elas têm a oferecer agora mesmo. Nisso, contamos com a ajuda de um mercado que têm absorvido cada vez mais as soluções de automação, que estão acessíveis a consumidores de várias classes sociais.

Modularidade

Um reflexo desses tempos é o surgimento da Casa Conectada, uma nova empresa criada pela WDC Networks. Recém-inaugurada em São Paulo, ela se destaca por utilizar tecnologia avançada e dispensar o uso de cabeamento para automação.

Localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, ponto referencial da arquitetura e decoração paulistana, a loja conceito Casa Conectada traz um espaço de alta tecnologia onde é possível ter a experiência em cada detalhe como os dispositivos podem ser instalados, sua facilidade, rapidez e funcionalidades.

“A grande inovação desses sistemas é a modularidade, ou seja, os projetos podem ser implementados aos poucos, através de sensores e módulos sem fios, evitando grandes intervenções nos espaços. A partir de R$ 150, já é possível fazer a automação de pequenos ambientes”, afirma Vanderlei Rigatieri, presidente da Casa Conectada.

Uma das missões da nova empresa é derrubar o mito de que a automação é apenas voltada para o consumidor com alto poder aquisitivo ou para grandes residências. Rigatieri explica que, atualmente, qualquer casa, independentemente do tamanho, pode ter automação, e sem a necessidade de qualquer obra. “As residências inteligentes já são uma realidade no país e estão se popularizando cada vez mais através da integração com smartphones e assistentes pessoais”, prossegue Rigatieri.

Novos tempos

É importante lembrar, também, que a pandemia forçou muita gente a transformar suas casas e apartamentos em escritórios, e que as crianças passaram a ficar mais tempo em casa. Tudo isso levou as pessoas a perceberem que vários processos poderiam ser facilitados, seja para conforto, rapidez, autonomia, economia, segurança ou sustentabilidade.

Os motivos e benefícios para automatizar são inúmeros, sendo que o único empecilho eram os processos caros empregados em sua viabilização. Hoje, porém, com a tecnologia trazida por empresas como a Casa Conectada, é possível adquirir kits iniciais de automação e instalá-los de forma simples e rápida, com dispositivos que você conecta na tomada, baixa o aplicativo e faz de forma intuitiva toda a automação através do celular ou assistente pessoal.

Para automações de pequeno porte e para ambientes individuais, a empresa conta com a linha EASY4HOME (plug and play) por um custo bem acessível, onde é possível integrar dispositivos com infravermelho, como TVs, câmeras de segurança, ar-condicionado, lâmpadas inteligentes, assistente pessoal, entre outros, tudo por um único aplicativo.

Já o controle do consumo de energia (que “disparou” durante a pandemia) pode ser gerenciado de forma eficaz através de dispositivos integrados, nos quais é possível programar uma iluminação inteligente e tornar os ambientes mais acolhedores.

Há, também, a possibilidade de optar por uma energia 100% limpa e inesgotável, por meio de um sistema de painéis solares totalmente integrados à automação da casa. “Pensando em preservar o meio ambiente e evitar desperdícios, nós desenvolvemos todas as etapas do projeto – do orçamento à instalação”, acrescenta Rigatieri. “Com um sistema de painéis solares é possível chegar a uma economia de até 95% em sua conta de energia”.

Serviço

Casa Conectada

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1889 (São Paulo, SP)

Fone: (11) 3062-7819

Revista: Áudio e Vídeo

Fonte: https://revistaaudioevideo.com.br/casa-inteligente-surge-com-a-automacao-residencial/

COMMENT

Fique por dentro das notícias da Casa Conectada

Faça o cadastro e receba nossa newsletter ;)

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.